Despressurizada #004

Mais uma sexta feira que chega para fechar a semana. Em comparação com semanas anteriores, essa até que foi tranquila, mas de qualquer forma, estamos aqui de novo para comentar um pouco do que vimos e pensamos com vocês. Sem mais delongas, lá vamos nós – como diria a bruxa do Pica Pau.

@marcelohomrich

Eu sou um grande fã de quadrinhos, filmes e séries. Cultura pop me interessa muito e talvez mais a ainda a cultura geek/nerd (apesar de ter minhas restrições com estes termos e com o uso generalizado deles, mas essa discussão fica para outra hora). Por isso, um dos meus sonhos é fazer uma peregrinação para a San Diego Comic Con (SDCC), nos Estados Unidos, a Meca dos nerds. A edição de 2017 acabou recentemente e mais um ano se passa em que eu não vou conseguir cumprir com esse pilar desta minha “religião”.

gettyimages-452756052-e1500472044416.jpg
Robert Downey Jr., o Homem de Ferro, e Josh Brolin, o novo Thanos do Universo Marcel na SDCC

Ela acabou mas ainda conseguimos acompanhar alguns frutos que tiveram origem no evento, com muitos produtores de conteúdo online discutindo sobre os teasers de filmes, os trailers, as novidades, os action figures lançados e mil outras coisas. Acompanho com frequência canais como o Nerdist, que é excelente para nos mantermos informados das novidades do mundo nerd, bem como acompanhar teorias malucas – e muitas vezes corretas – sobre os rumos dos diversos universos que eles comentam.

Anualmente, gosto de acompanhar também canais como o brasileiro Jovem Nerd, pois eles vão à Con e fazem um vídeo mostrando o evento como um todo, passando por diversos setores e dando um panorama geral sobre o que aconteceu. É uma forma de visitar San Diego sem sair de casa (e sem gastar um único real, que não com internet).

Legendary+Pictures+Preview+Panel+Comic+Con+Vi0uhvH_Zrhl
Jessica Chobot, apresentadora do Nerdist News, com o diretor Guilhermo Del Toro em um painel na SDCC

Por fim, um ponto de que me interessa muito é o dos cosplayers, ou simplesmente pessoas que se fantasiam para essas conferências e eventos. Eu acho isso um fenômeno muito bacana pois não tem nada de simples nele. Os cosplayers levam isso muito a sério e criam fantasias sensacionais, tanto na criatividade, quanto na qualidade das roupas. Uma maneira de se inteirar melhor sobre isso é o vídeo de Adam Savage (ex-MythBusters) falando no TED Vancouver. No seu vídeo, chamado My Love Letter to Cosplay (ou “Minha carta de amor ao Cosplay”) ele conta mais sobre a paixão das pessoas que participam desse movimento e sobre como aquela fantasia é uma realidade para aquelas pessoas.

maxresdefault.jpg
Adam Savage no seu estúdio com a fantasia de Sem Rosto do filme A Viagem de Chihiro

Eu acredito que a San Diego Comic Con tem uma aura de magia real nela. Quero conhecer por isso. Quero ver esse amor pela fantasia e pelo fantástico, me encontrar com pessoas que também acreditam que super heróis existem e que podemos emular um pouco do que eles são e do que eles representam para nós. Quem sabe um dia eu realizo esse sonho.

@octavioff

Gente, mais uma semana das minhas férias! Estou agora terminando a segunda das três semanas que estou desfrutando, depois, de volta ao trabalho. Nesse período, confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que não tenho me dedicado muito a quase nada, guardando todo o meu tempo pra ler os livros que me propus, assistir às séries e, logicamente, o que me motivou a escrever hoje, ir aos jogos do Inter!

semtitulo
#SérieB

Terça-feira passada foi um dia de sofrimento. Em pleno gozo do meu segundo dia de férias, resolvi ir ver meu time jogar na noite mais fria do ano em Porto Alegre. Talvez por efeito dessas condições climáticas, o futebol do Internacional foi igualmente burocrático, problemático, apático e resfriático. Admito, depois de muito considerar viver uma mentira, que saí do estádio aos 40 minutos do segundo tempo, antevendo que a vitória não nos seria concedida – e o Beira-Rio seria novamente considerado zona de guerra. Enganado mais uma vez, ouvi, saindo do estacionamento, toda a confusão feita pelo bandeirinha – graças a qual pude comemorar mais uma vitória do meu time na busca pelo retorno a onde o futebol se joga com a cabeça. Que fique claro, foi bem triste constatar que o Inter saiu com os três pontos graças a um erro histórico da arbitragem, mas que posso eu fazer além de comemorar? A banca paga e recebe; não reclamo quando é contra nós e comemoro quando é a favor.

Em função da derrota no final de semana seguinte a essa vitória vexatória, o clube fez uma promoção de ingressos LINDA para o jogo contra o Oeste. Segue textinho que vale a pena ler.

WhatsApp Image 2017-07-25 at 17.27.58.jpeg
#ApoieemDobro

Por outro lado, havia (e há) uma pressão monstra por parte de muitos torcedores e de parte da imprensa por (mais uma) troca no comando técnico do futebol do Internacional. Queriam a saída de Guto para a contratação de Dunga, Carpeggiani ou Abel, que parece que está pressionado no Fluminense também. Enfim, eu que estou confiante no treinador, fui ao estádio apoiá-lo. A noite foi outra, desde o início. Aqueles que me acompanham no Instagram viram a vibe que precedeu o jogo, com um maravilhoso pagode anos 90 tocando no carro a caminho do estádio. O time respondeu e jogou, talvez pela primeira vez no ano, sambando e fazendo um grande carnaval! E eu, no estádio, fiz carinha de quem tá gostando demais.

semtitulo
Eis o homem que montou três elencos: Figueirense 2015, Inter 2016 e Vitória 2017. Semelhanças?

Por fim, como diz a carta ali em cima, ganhei o ingresso para o jogo contra o Goiás. Estreia de Camilo, talvez reestreia de Damião. Também é o último jogo das minhas férias, e quero agradecer ao Inter pelas duas vitórias, enquanto já começo os rituais pra garantir a terceira.

Semana que vem, tem mais, vem despressurizar!

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑