O Time de Especialistas

No futebol americano, existem 3 equipes por time que se revezam em campo durante o jogo: a equipe ofensiva, a defensiva e a de especialistas. Logicamente, a equipe de ataque joga contra a de defesa do outro time, a de defesa joga contra o ataque do adversário, até aí nada demais. As equipes de especialistas aparecem em dois casos específicos – que acontecem bastante: quando um time precisa dar a bola pro outro ou quando um time quer pontuar chutando a bola para dentro daquela goleira invertida que fica no fim do campo.

As posições mais importantes desse time são o Kicker (que chuta a bola do chão), o Punter (que pega a bola com as mãos e chuta), o Kick Returner/Punt Returner (que recebe a bola quando o Kicker ou Punter chuta – quando não vai pra dentro do gol) e o Long Snapper, que joga a bola para que o Punter pegue com as mãos e chute). Curiosidade: existe um jogador de futebol americano brasileiro na NFL e ele é Kicker. O nome dele é Cairo Santos e ele joga no Kansas City Chiefs. Existem mais 3 brasileiros na mesma posição jogando no futebol americano universitário que um dia podem estar na liga, mas com esses vamos com calma.

semtitulo
Kicker Cairo Santos em ação (note que a bola está no chão). FONTE: Agência Getty Images.

Futebol americano é legal, né? Eu e o Marcelo conversamos há algum tempo que já nos entretém mais que o futebol inglês. É um jogo mais cerebral, mais planejado, tem uma liga que valoriza os estudos dos seus atletas (acho que poderia valorizar mais, mas em comparação com a CBF, fica o meu silêncio), e principalmente como experiência é muito mais valiosa.

Mas o assunto, na verdade, não era pra ser futebol americano. Acho que me deixei levar um pouco. Vamos para outro assunto que pode ilustrar meu ponto: ontem fez dois anos da minha formatura no MBA. Então, para todos os efeitos acadêmicos eu também sou um especialista: no meu caso, não é em chutar bolas nem correr com elas; é em Finanças e Governança Corporativa. É o MEC quem diz, e eu não nego.

semtitulo.jpg
Temos provas. Fonte: Ana Carolina Almeida.

Acho que aí já nos aproximamos do tema desse post: eu, embora seja especialista em finanças, não venho apresentar o fruto dos meus estudos acadêmicos – e pouco ou nada o faço em relação à minha formação como publicitário. Ouso dizer o mesmo sobre o Marcelo, que além de publicitário e administrador, está na reta final do mestrado em marketing. A questão toda é a autoridade que nos atribuímos a cada assunto que nos propomos a discutir. Eu, que não me considero exatamente humilde, tenho plena consciência da minha ignorância pra praticamente todos os assuntos – incluindo literatura, que eu adoro, e publicidade/finanças, minhas formações formais.

Mas a internet é hoje um grande time de especialistas, No caso, especialistas em tudo. A cada canto nos deparamos com um Leonardo da Vinci – cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escritor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Todo mundo compreende tudo, a verdade oculta nas palavras não ditas, as intenções obscuras daqueles que escolhemos amar. Só nos últimos dias vimos psicólogos e psicanalistas analisando a liminar que (não) modifica o CFP 01/1999; clínicos gerais que avaliaram e diagnosticaram a intensidade da fibromialgia da Lady Gaga; artistas e historiadores que apoiaram ou condenaram qualquer dos atos da exposição queermuseum do Banco Santander – isso que não entrei na seara dos comentaristas políticos, porque sei que tem três coisas que todo brasileiro acha que é: entendido de política, comentarista de futebol e sommelier de churrasco. Só isso já daria outro post, mas fica pra outro dia.

Última coisa, que também é digna de ser aprofundada é a ironia. Não bastasse termos especialistas em qualquer matéria que seja notícia, ainda zombamos dos outros pensadores clássicos contemporâneos nos assuntos que discordamos. Tudo é relativo nas redes socienciais, menos a minha opinião; esta assume caráter de verdade absoluta. Vamos ser menos polímatas?

Um comentário em “O Time de Especialistas

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑